domingo, 18 de outubro de 2009

OS INDIVÍDUOS, SUAS HISTÓRIAS E SUAS FAMÍLIAS - 15

Família Bazet - De nacionalidade francesa, filho de Jean Bazet e Jeanne Bareil, Jean Julien Bazet foi o primeiro médico da colônia de Nova Friburgo. Nascido em Nay, departamento dos Baixos Pirineus, em torno de 1791, era católico e se expressava em francês e espanhol. Logo ao chegar, através do Camillus, em 1820, seria ele uma das testemunhas de acusação no processo movido contra o diplomata Nicolas Gachet, idealizador suiço do movimento migratório. Uma vez na colonia, além da medicina, exerceria também intensa atividade política, sendo vereador e presidente da câmara municipal em mais de uma ocasião. Casado aos 24-09-1829 com Justine Froidevaux, também imigrante, teria com ela os filhos Julião, Adélia e Hortensia. Deixou descendencia no Brasil até os dias de hoje, através de uma de suas filhas.
Faleceu em data incerta, após 1854. Sua esposa se radicaria em Pau, França.
Família Beaud (I) - François, Joseph e Catherine Beaud, naturais de Aubeuve e provavelmente irmãos teriam se inscrito para a colonia brasileira. Destes, François e Catherine faleceriam a bordo do Urania. Quanto a Joseph, provavelmente não terá embarcado.
Família Beaud (II) - Hilaire Beaud, natural de Aubeuve, Cantão de Fribourg, seria, segundo a documentação de chegada, irmão dos relacionados acima. Passageiro do Urania, nascido em 1799, este imigrante se engajaria, em 1824, no Regimento de Estrangeiros, não mais retornando a Nova Friburgo.
Família Beaud (III) - Michel Beaud, agricultor, passageiro do Daphne, era também natural de Aubeuve, tendo viajado a bordo do Daphne. Católico como os demais e de expressão francesa, foi considerado pelas autoridades brasileiras " aleijado do braço esquerdo e inábil para o trabalho". Casado desde fevereiro de 1822, com Madeleine Robadey, teve com ela pelo menos treze filhos.

5 comentários:

  1. Gostaria de ter um e-mail para entrar em contato para falar sobre imigração suiça.
    Grata nancyweb@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Alguém sabe algo sobre a família Marques e família Jordão??? obrigada
    Cristiane jordaokris@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Cristiane os nomes geralmente passavam a ser escritos diferente eu Já vi como Jordan; de Granilles Fribourg Pierre 47 anos Marie 52 anos Antoine 16 anos Madeilene 14 anos +Marie-Elisabeth 9 anos. essa familia veio no Navio urania e pela cruzinha na Marie Elisabeth ela deve ter morrido a bordo os outros desembarcaram no Rio em 1819.abcs Renato

    ResponderExcluir
  4. Marquis de Gruyeres Fribourg também vieram no Urania :Henri 42 anos Marie Josette 39 anos,Filhos: Marie (14) François(12),Victor(10),Beatrice(7), Michel (1 aninho, como vc pode observar se escrevia com i o Marquis e não Marques com passou a ser usado aqui no Brasil.abcs Renato.

    ResponderExcluir
  5. Familia Piller E Ouverney

    ResponderExcluir