quinta-feira, 9 de abril de 2009

OS INDIVÍDUOS, SUAS HISTÓRIAS E SUAS FAMILIAS - 10

FAMILIA BALONECKER
A familia Balonecker, tipicamente camponesa, francófona e católica, natural de Glovelier, Jura, chegaria ao Brasil a bordo do Deux Catherines. Era composta pelo patriarca Joseph Balonecker, nascido em 1770, sua esposa Ursule Bauer, nascida em 1769 e quatro filhos; Dominique, 15 anos, Marie-Joseph, 13 anos, Joseph, 10 anos e Marguerite, 7 anos. Todos chegariam a Nova Friburgo, ocupando a casa 25 e o lote agricola 72. Esta familia se dedicaria a atividade rural por toda a existência, deixando descendentes nos dias de hoje. Dos filhos aqui chegados, somente Dominique, que não possuía o pé direito, morreria solteiro.
FAMILIA BÄNDELY
O tanoeiro e marceneiro Jean Bändely, natural de Fribourg e nascido em 1791, chegaria ao Brasil a bordo do Deux Catherines. Católico, este colono expressava-se em francês e alemão, ocupando em Nova Friburgo a casa 52 e a gleba 50. Solteiro e disposto a grande mobilidade espacial, em 1824 seu destino já não é conhecido.

3 comentários:

  1. Finalmente encontrei algo relacionado aos meus antepassados.(Balonecker).

    ResponderExcluir
  2. Sou descendente de Anna Francisca Bodin que era casada com Jose Claudio Perrut, Baudin e Bodin seriam o mesmo sobrenome nos registros de duas Barras aparece de formas diferentes Bodem Bodin Bodim . Anna Francisca teve Luiza Alexandrina e esta teve Francisca Alexandrina que teve Guimar minha Avó paterna mãe de Ezequiel meu pai o nome não passou a frente mas tem muitos descendentes.meu nome é Renato Moraes estou pesquisando bastante se puder colaborar estou aqui a disposição.renmoaz@hotmail.com é meu email.abraços

    ResponderExcluir
  3. Muito legal! Minha finada vó tinha o sobrenome Balonecker, que eu jurava ser polonês, mas minha mãe sempre dizia ser suíço.

    Obrigado pelo esclarecimento. =)

    ResponderExcluir