terça-feira, 21 de abril de 2009

OS INDIVÍDUOS, SUAS HISTÓRIAS E SUAS FAMÍLIAS - 11

FAMÍLIA BAPST
A família do agricultor Jean Bapst, nascido em 1788, era seguramente uma das mais pobres da migração, obtendo auxílio de sua comuna para o traslado ao Brasil. Natural de La Roche, Cantão de Fribourg, francófona e católica, era composta ainda pela mulher Marie Passpland, nascida em 1784 e quatro filhos; Jean-Joseph, 8 anos, Jean-Baptiste, 6 anos, Jean-Jacques, 3 anos e Jean Laurent, de apenas 1 ano. este último viria a falecer ainda na Holanda, antes mesmo da família embarcar no Urania. Os sobreviventes ocupariam em Nova Friburgo a casa 6 e o lote agrícola 12, logo porém, deslocando-se para Cantagalo. Mais quatro filhos nasceriam no Brasil, Alexandre Antonio, João Pedro, Protazio Antonio, Antonia Maria, Maria e um menino, falecido logo após o nascimento, em 1830. Esta família deixou, no presente, vasta descendência, notadamente no distrito de São Sebastião do Paraíba, em Cantagalo.
FAMÍLIA BARD
Composta por nove indivíduos, a família do cultivador Joseph Bard, nascido em 1770, em Semsales, Cantão de Fribourg, era uma das mais numerosas da migração. Com ele viria sua esposa Claudine Hayoz, 46 anos (falecida pouco depois de chegar), e os filhos Marie Françoise, 20, Marie-Josette, 19, Marianne,17, Jean,13, Jean-Joseph,11 (falecido pouco depois de chegar), Joseph, 7, e Marie Madeleine, 4 anos. Passageiros do Urania, ocupariam em Nova Friburgo, a casa 23 e o lote 69, mas gradualmente se deslocam para o distrito de São Sebastião do Paraíba em Cantagalo, municipio no qual, deixam hoje vasta descendência.

Um comentário:

  1. Olá Henrique
    Venho deixar aqui minha mensagem pois me interessei pelo Blog.Sou Heggendorn e meu falecido avô prezava muito isso(seus livros,as histórias)
    Um abraço:
    www.robertaheggendorn.blogspot.com

    ResponderExcluir