sexta-feira, 29 de maio de 2009

OS INDIVÍDUOS SUAS HISTÓRIAS E SUAS FAMÍLIAS - 12

FAMÍLIA BARDY
O professor de primeiras letras Pierre Bonaventure Bardy era natural de Fribourg, onde nascera em 03/08/1800. Católico, francófono mas com algumas noções de alemão, passageiro do Daphne, ocuparia em Nova Friburgo a casa 22 e o lote agricola 80, o qual não utilizaria em função da atividade profissional. Mestre-escola da colônia suíça, contrai ele matrimonio em 1825 com Catherine Luterbach, natural de Lucerna e viúva que ficara do boticário Leopoldo Boelle. Além da atividade docente, montaria ele, juntamente com a esposa, uma "casa de pasto" (pensão), objetivando um reforço pecuniário. O casal teria pelo menos uma filha, de nome Maria Isabel, mas após sucessivos desentendimentos entre Bardy e as autoridades locais, deixam eles Nova Friburgo, radicando-se em outra região.
FAMÍLIA BARRAS (I)
O cultivador Etienne Barras, nascido em Villarepos, Cantão de Fribourg, em 1797, viajaria no Daphné rumo ao Brasil. Francófono e católico, ocuparia em Nova Friburgo a casa 29 e o lote agrícola 59. Em 1824, no entanto, já se encontra ele desaparecido da colônia, tido como desertor do Regimento de Estrangeiros. Em 1846 vamos encontrá-lo, ainda solteiro, em Cantagalo.
FAMÍLIA BARRAS (II)
Marie Barras, nascida em Fribourg, aos 29/05/1816, viajaria com a mãe, Marie Joseph Colignon, no Daphné. Ocupante da casa 14 e lote agrícola 49 morreria em 17/10/1839, na condição de solteira.

Um comentário:

  1. Olá Sr. Henrique Bon, meu nome é César Silva Campanate, filho de Cleber Bard (residente em CTG) e neto do finado José Bard Jr.
    Sou da região do Paraíba, mas atualmente moro em João Pessoa PB, de onde, por meio de seu blog, tenho encontrado informações muito ricas sobre a história da imigração de nossos ancestrais. Na oportunidade, agradeceria se pudesse me informar como posso obter registros do cartório do Paraíba, sem precisar recorrer ao tabelião. Poderia encontrá-los na internet?
    Desde já agradeço e o parabenizo pela dedicação e qualidade de seu blog.
    César: c_campanate@hotmail.com

    ResponderExcluir