segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

LITERATURA SOBRE O TEMA


ARAÚJO, João Raimundo de e MAYER, Jorge Miguel (org.). Teia Serrana - Formação Histórica de Nova Friburgo. Ed. Ao Livro Técnico, 2004.
BON, Henrique. Imigrantes - A saga do Primeiro Movimento Migratório Organizado rumo ao Brasil às portas da Independência. Ed. ImagemVirtual, 2004.
BON, Henrique. A Noite dos Peregrinos. Ed. ImagemVirtual, 2008
DUCOTTERD, Georges e LOUP, Robert. Terra! Terra!. Ed. Guiapar, 1997.
NICOULIN, Martin. A Gênese de Nova Friburgo. Fundação Biblioteca Nacional, 1995.

24 comentários:

  1. Sou Sonia M. Fiaux Campanelle, Gostei muito das Histórias aqui narradas e gostaria de anexar até mesmo para que outros possam identificar "ramos " da família Fiaux. Não me recordo agora o mnome do meu bisav^porém meu avô chamava-se Cristovão Fiaux Ou Friox, depois modificado não sei porque, migrariam para São Fidélis e lá ainda reside uma parte da família, uma das maiores no Rio de janeiro é a desse supra citado Cristovão, que teve 11 filhos com Francisca de Souza Fiaux. Foram fazendeiros e hoje a fam´lia tem um pedaço de terra lá porém todos casados com netos... rsidem na cidade do RJ e trabalham com mormarias ou são profissionais liberais: dentista, farmacutico, médicos, advogados e até promotor de Justiça.
    caso interesse podemos ser amigos pelo Orkut, cujo codinome é Yaminaux.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Ricardo Sales Manhães, estou procurando ligações da minha família que migraram para São Fidélis, a história que sei foi que a família da minha bisavô Ângelo Fiaux, casado com Ursula Fiaux, e minha avó Benedita Fiaux casada com Viriato Francisco Sales que teve 9 filhos, migraram para São Fidélis e foram fazendeiros, proprietários da Fazenda dos Coqueiro, situada na estrada RJ 158, entre São Fidélis e Campos dos Goytacazes, perto da Pedra D`Água. Contato: ricardo.manhaes@oi.com.br

      Excluir
  2. A pouco tempo venho pesquizando as minhas origens, e tenho encontrado muitas passagens interessantes, gostei muito das historias narradas, e gostaria de tambem deixar aqui descrito, o que tenho descoberto.
    Andei por Cantagalo, são Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Macae, etc.
    E descobri que sendo da familia dos santos Monteiro, Faria e Bravo por parte de meu pai,e de Araujo, Lessa, Bacon e Genelhoud, por parte de minha mãe, consegui chegar aos meus bisavos Joaquim Faria e Rosalina Bravo, Augusto Genelhud e Maria Josefina Emilia Genelhoud e tambem a meus penta avos, João Jose Lessa e Maria Luiza Henriques Correa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nm.lessa@hotmail.com7 de abril de 2013 13:52

      nm.lessa@hotmail.com

      sou neta de HELENA GENELHOUD filha de MARIA JOSEFINA EMILIA GENELHOUD. MORO NO RIO E CUIDO DE UMA PRIMA EMILIA ROMEIRO E MARIA CLEMENCIA ROMEIRO 82 E 84 ANOS NETAS DE MARIA JOSEFINA EMILIA GENELHOUD A BIZA FOI CASADA COM CLAUDE AUGUST GENELHOUD. TEMOS ALGUNS DOCUMENTOS. CASO QUEIRA COMUNICAR-SE ...EMAIL

      Excluir
  3. Oi Henrique, que ótimo descobrir seu Blog. Estivemos em contato há muitos anos atrás. Comprei seus livros e os perdi na enchende desse ano de 2008/2009. Desejo comprá-los novamente. Vc os tem? Como faço. E Quero esses tb: "A GENESE"... E "TEIA ..." COMO FAÇO pra dquiri-los?

    ResponderExcluir
  4. Olá Henrique, acabo d ganha de natal de meus pais seu livro entitulado "A noite dos peregrinos" e gostaria de obter no mesmo uma ddicatória. Como faço?? Gostaria de obter também, mais informaçoes sobre a fAMILIA OUVERNEY> Desde ja, obrigado!!!

    ResponderExcluir
  5. Quero saber se alguém pode me fornecer um comentário,árvore genealógica, documentário sobre a Família Sangy que também veio da suiça, por favor, meu e-mail é: sangy.atletaanderson@hotmail.com
    anderson sangy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá meu nome sandra sange.Também estou querendo saber sobre meus antepassados,
      a unica informação q tenho é q meu pai fala q o avô dele veio com 8 anos da suiça.
      tenho uma certidão de casamento do avõ do meu pai , mas não fala de onde ele veio,mas vou passar os nomes quem sabe posso te ajudar e vc me ajudar tmb.
      Meu pai Hermes Sange, me avô Aldevino Sangi,conhecido como R,meu bisavô Manoel Idalio Sangy e meu tataravô José Sangy.

      Excluir
    2. Olá Sandra, meu nome é Elizabeth Cardoso. Minha avô era Estelita Sangy. Minha família era de Manhumirim(MG). Será que somos parentes?

      Excluir
    3. Ola pessoal, tenho sangi e tomaz no sobrenome, moro no rio.Meu pai e d irupi (es) minha mae d manhumirim (mg).Meus bisavós,pais da minha avó são olimpia storck e jose sangy que suicidou-se com uma dinamite na boca, e meu bisavô Hidario Tomaz pai do meu avô era dono das terras onde hoje e o Irupi es.

      Excluir
  6. Meu nome é Wilson dos Reis Fiaux e resido em Bom Jesus do Itabapoana, sendo filho de Francisco Fiaux. Soube que em são Fidélis reside uma família com esse sobrenome e gostaria de ter mais informações.josandradrogaria@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bom Wilson, sou neto do Chico Fiaux e da "véia" Dulce que, segundo minha mãe Creolita, já falecida, de doce não tinha nada, coisas da roça...,mas se voce quer saber, tem Fiaux prá tudo que é canto. É um clã de gente inteligente e estudada. Continue buscando na internete que voçê satisfará a tua curiosidade.

      Excluir
  7. Oi< meu nome e Helyane de Paula ,filha de catarina de paula Fiaux e gostaria de mais informaçoês

    ResponderExcluir
  8. Wilson dos Reis Fiaux e Rauliane.
    O segredo está no Livreo escrito po Henri Bon em 2004 sobre a saga dessa e outras tantas famílias.
    É só acessar o Blog de Dr. henri Bon e se puder buscar no Orkut. È provável que Antônio seja o irmão do pai de Cristovão Fiaux , meu avô que sesidiu em São Fidélis do qual venho a ser neta. Tenhp no OrKut as fotos desde Jean Louis Friaux que veio da Suiça em 1819.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SOU SONIA MARIA FIAUX CAMPANELLE
      GOSTARIA DE VER AS FOTOS DE JEAN LOUIS FRIAUX, PORQUE O NOSSO GENOGRAMA FICARIA MELHOR COM ESSES PRIMEIROS DESBRAVADORES EM TERRAS TÃO INÓSPITAS. COMO FAÇO? CRISTOVÃO FIAUX É MEU AVÔ CASADO QUE FOI COM FRANCISCA DE SOUZA FIAUX.NO MEU GENOGRAM ELE (JEAN FIAUX) É IRMÃO DO PAI OU AVO DE CRISTOVÃO FIAUX........

      Excluir
  9. Angela Marcia Herdy de Moraes13 de janeiro de 2011 10:30

    Olá,sou Angela Marcia Herdy de Moraes.
    Meu pai(Nelson Julião Herdy) acaba de completar 71 anos de idade, e é neto de Pedro Herdy,imigrante da Suíça.Gostaria de presenteá-lo com alguma literatura sobre a Migração Suíça para nosso Brasil.Por favor,onde posso encontrar um livro em que sita nossa família Herdy chegando ao Brasil?Meu pai fez aniversário dia 09 de janeiro e vai ficar muito feliz com o presente,tenho certeza!Moro em Paulínia-SP.Meu email é: angela_herdy@hotmail.com .Aguardo contato.Abraço.

    ResponderExcluir
  10. olá meu nome é luciana sangy, sei pouco sobre a migração de minha familia, sei que sua migração foi em Nova friburgo poderiam me fornecer a arvore genealogica...
    lucianasangy@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá luciana, meu nome é sandra,tmb estou a procura dos meus descendentes,pois estou querendo tirar cidadania.
      tenho alguns nomes q pode ajudar.
      meu pai se chama Hermes sangi meu avô Aldevino Sangi casado com Enedina Rodrigues Sangi, meu bisavô Manoel Idalio Sangy nascido na suiça( diz meu pai)casado com Francisca de Freitas.o Manoel era filho de José Sangy e Antonia Carlota Sangy e a Francisca filha de Francisco Bento de Freitas e Perciliana Carolina Coutinho.
      espero q essas informações te ajude.

      Excluir
  11. Onde posso encontrar, para comprar o Livro "Imigrantes", de Henri Bon?

    ResponderExcluir
  12. Ah, esqueci de deixar o meu email. Deixo-o agora:
    marialice.oi@hotmail.com. Por favor, respondam-me: onde posso encontrar o livro Imigrantes, de Henri Bon?
    Grata.

    ResponderExcluir
  13. Olá meu nome é Alba e gostaria de entrar em contato com vc para falar sobre uma pesquisa de história sobre o município de Cantagalo/RJ.
    Meu email é: albaperrut@hotmail.com

    Se for possível espero q entre em contato,
    Grata,
    Alba

    ResponderExcluir
  14. Oi Henrique... Não sei se você se lembra de mim, mas sou descendente de Adrien Daumas, amigo e concunhado de Henri Bon. Gostaria de entrar em contato pois estou montando minha genealogia e preciso de algumas informações que talvez estejam nas cartas de Henri ao irmão, na suíça. Se você puder, me contate no e-mail: luciane.daumas@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Olá Henrique, estou por aqui pela primeira vez, sou bisneto de Santclair Maria Daumas e Sabina Faria Daumas, gostaria de saber de qual ramo da família do Adrien eu sou descendente. Se puder disponibilizar algumas informações eu ficarei muito contente, pois tenho procurado informações via internet e não tenho encontrado coisas muito diferentes. Meu e-mail é: jbfonsecaalves@ymail.com

    ResponderExcluir
  16. Boa noite a todos. Meu nome é Sandro Fiaux de Carvalho e sou de Sao Fidelis, porem moro em Campos dos Goytacazes atualmente. Gostaria de mais detalhes sobre a descendência do sobrenome.

    ResponderExcluir