sábado, 24 de janeiro de 2009

OS INDIVÍDUOS, SUAS HISTÓRIAS E SUAS FAMÍLIAS - 5

FAMÍLIA ANDRIÉ
Jean Louis Andrié, protestante, natural de Neuchatel, chegou ao Brasil com 29 anos, a bordo do Debby Elisa. Uma vez em Nova Friburgo ocuparia ele a casa 93 e o lote agrícola 06. Sua estadia na colônia, no entanto, é breve, partindo ele em março de 1822 para Minas Gerais. Em 1824 já será assinalado em Cantagalo.
Curiosamente, em fevereiro de 1836, o pastor luterano Frederic Oswald Sauerbronn, refere-se a um "Johann Ludwig Andrä", radicado no Rio de Janeiro. Será uma adaptação do nome do imigrante, ao alemão?
FAMÍLIA ANKLIN
O ferreiro Jean Anklin, germanófono, católico e nascido em Liesberg, Jura, no ano de 1772, embarcaria no Camillus, juntamente com a esposa e sete filhos. Destes, a mulher Marianne e o pequeno François, de 14 anos, sucumbiriam no navio, tendo os corpos lançados ao mar. Os sobreviventes ocupariam na colonia a casa 72 e o lote 37, partindo em torno de 1825, para Campos dos Goytacazes.

2 comentários:

  1. Prezado Henrique Bon,

    Cumprimento-o pelo blog. Pela celebração deste momento importante da nosssa história que foi a colonização suiça em Nova Friburgo. Há mais ou menos dois anos, através da family search tenho me dedicado a algum tipo de pesquisa no assunto. Sempre cresci com a minha mãe dizendo que éramos descendentes dos suiços de Nova Friburgo. Encontrei alguns resultados positivos na busca.
    Seria esse Jean Ancklin parente de Johanna Ancklin primeira esposa de Lorenz Herde, passageiro do Elizabeth-Marie de 1819?
    Se o nome está correto, Lorenz Herde teria sido o fundador no Brasil da família Herdy, da qual sou descendente de Pedro Natanael Herdy.
    Parabéns e fraterno abraço
    Adriano Guedes Carneiro
    adrianoguedes.carneiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Familia Ancklin,reside hoje em Itaperuna,proximo a Campos,ao norte do RJ.

    ResponderExcluir