terça-feira, 13 de janeiro de 2009

2 - A MIGRAÇÃO SUÍÇA DE 1819 - MOTIVAÇÕES SUÍÇAS

Desde a Idade Média cultivaria a população suíça uma inegável vocação migratória, provocada principalmente pelo crônico desequilíbrio entre demografia e economia. O êxodo inicialmente assumiria característica temporária, como o recrutamento de soldados por nações estrangeiras e as viagens de artífices, que se afastavam dos cantões natais apenas em determinadas épocas do ano. A partir do século XVIII, no entanto, o deslocamento se reveste de um caráter definitivo, com grandes levas de suíços ocupando regiões da Prússia, Espanha e Rússia. No século XIX, o sonho americano substituirá a Europa e a seta migratória desloca-se para o Novo Mundo, movimento que iria se manter até cerca de 1890, quando finalmente a industrialização efetiva do país e sua estabilidade econômica, revertem a tendência imposta pelo imperativo geográfico. Desta forma, se o movimento migratório para o Brasil em 1819 traz em seu bojo as frustrações pela crise econômica dos anos de 1816 e 1817, tal escolha há muito fazia parte da história helvética.
Mas o que terá sido especificamente esta crise? Combalida por anos de guerra até 1815, a França, sob cuja esfera permanecera a Suíça por cerca de dois séculos, tentava proteger a sua própria economia através de elevadas tarifas aduaneiras. Tal circunstância iria se mostrar sobremaneira danosa para o pequeno vizinho que dependia em grande parte do mercado gaulês, mormente que, no restante da Europa, o produto industrializado suíço sofria a implacável concorrência do similar britânico, multiplicando o desemprego.
À paralisação da indústria se seguiria uma carência alimentar motivada por desfavoráveis condições climáticas, desastrosas para as colheitas de 1817. A crise conjunta reflete-se em todas as comunidades, produzindo uma legião de mendicantes, de miseráveis, de desesperados. Chegava, pois, o momento de emigrar em massa para o Novo Mundo, ainda que aos rigores do mar se somassem muitas vezes os riscos que representavam os comissários inescrupulosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário