sábado, 31 de janeiro de 2009

OS INDIVÍDUOS, SUAS HISTÓRIAS E SUAS FAMÍLIAS - 6

FAMÍLIA ANSERMET (1)
O vinhateiro Jean-Elie Ansermet contava 40 anos ao embarcar no Elisabeth-Marie. Natural do Cantão de Vaud, francófono e calvinista, chegou ao Brasil juntamente com sua mulher Suzanne Henriette Marguerite Ormond, 40 anos, e os filhos François-Joseph, 15 anos, Jean-François, 12 anos, Jean-Henri, 10 anos e Jean-David, 7 anos. Todos ocupariam na colônia de Nova Friburgo, a casa 93 e o lote 16. Destes, somente François-Joseph (também assinalado como François-Louis, deixaria descendentes conhecidos, de seu matrimônio com a também imigrante Françoise Toffel.
Outro dos colonos, Jean-Henri, morreria em Cantagalo, aos 20-03-1845, vítima de assassinato.
FAMÍLIA ANSERMET (2)
Françoise Ansermet, 20 anos, calvinista, francófona e natural do Cantão de Vaud, chegaria ao Brasil a bordo do Urania. Parente próxima da familia homônima, ocuparia ela na colônia a casa 95 e o lote 78, casando-se após abjuração, com Jean-Abraham Beroud, também de Vaud. O casal teria se radicado em Ubatuba, a partir de 1821.

2 comentários:

  1. Meu nome è Denilson Pereira Guedes Mas o meu sobrenome materno, é Muzy, sou neto de Amélia Muzy Pereira que era da região de São Sebastião do Paraíba,O ancestral mais distante que tenho conhecimento,sei também que minha bisávo a qual não sei o nome foi a pessoa que doou o terreno para o cemitério desta localidade!Se souberem de mais informações ficaria grato!

    ResponderExcluir
  2. Sou tetraneta de François Josephe Robadey e Marie Henriette Robadey Baldevin e de François Denis Tinguely e Marie Julie Milason.Meu pai é filho de Francisco Ferreira, que também descendia dos Robadey, do lado materno e Alice Maria Robadey FerreiraBisavó. Meus bisavós paternos eram Francisco Ferreira e Maria Helena Robadey; Carlos Leonardo e Carlota Elisa Bon Robadey. Portanto, Henry, somos parentes, por parte de minha bisavó, Carlota Elisa Bon Robadey.
    Um grande abraço da,
    Maria Alice Lima Ferreira.

    ResponderExcluir