sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

1- A MIGRAÇÃO SUÍÇA DE 1819 - INTRODUÇÃO

Este blog destina-se a pesquisar, divulgar e disponibilizar dados sobre um episódio ainda obscuro da história nacional, relegado, por vezes, a duas ou três linhas em publicações esparsas, ou seja, a migração suíça de 1819, que deslocaria da Europa Central cerca de 2000 indivíduos, destinados à Colônia de Nova Friburgo. Desde a saída de seu país natal até o Brasil, este contingente seria dizimado em função de multiplos fatores, o que resultaria na morte de um em cada quatro imigrantes, no litoral holandês, a bordo ou nos primeiros meses de adaptação aos trópicos.
Analisaremos ainda, sob os pontos de vista histórico, sociológico e econômico, a trajetória - na medida do possível, uma vez decorridos quase dois séculos - de cada um dos colonos, fornecendo aos interessados no estudo deste primeiro movimento migratório institucionalizado para o Brasil, elementos para a compreensão do mesmo através de uma leitura alicerçada nos preceitos da história do cotidiano.
Este trabalho, enfim, pretende se tornar um respeitoso tributo a todo imigrante, a todo individuo que, seja por guerras, fome, expulsão ou aventura, experimentou tal desenraizamento e nele viveu ou morreu.

6 comentários:

  1. Muito bom este documento sobre imigração suiça parbens .
    Meu sobrenome BOLLIER vem do meu avô que cuja a imigração seria para o Canadá, porém no meio do Atlantico mudaram o destino.
    Na viagem que mudara de rumo para Santa Catarina, tevo um incidente a irmã de meu com 2 anos, ficou com febre tifóide e queriam jogar no mar, porém a familia entrarm em acordo e desbarcaram no porto do Rio, mas deixaram ao relento e ficaram no cais do porto até que acriança se recuperace, após isso colocaram esta familia no navio com destino á Santos onde começaram a sua nova jornada

    ResponderExcluir
  2. Também gostaria de parabenizá-lo por este trabalho que com certeza irá ajudar no resgate da história de um dos capítulos mais comoventes e épicos de nosso país. Aproveito a oportunidade para divulgar minha página sobre as imigrações suíça e alemã de Nova Friburgo, na qual em breve irei adicionar um link para este blog, visto ser este um dos trabalhos mais significativos sobre o tema em toda a web.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. li alguma coisa sobre o livro imigrantes e gostaria de saber ser tem copia dele na internet pois estou resgatando a origem das familias Daudt e Thomaz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jomas não sei se vc já conseguiu mas procure na internet por estante virtual e lá digite o nome do,livro A GENESE DE NOVA FRIBURGO se ainda tiver algum exemplar em algum sebo no Brasil vc vai encontrar. boa sorte.

      Excluir
  4. meu nome é marcelo sou descendente de suiços, estou tentando encontrar documentos para a dupla cidadania de meu filho.Estive em Nova Friburgo , na queijaria escola, porem não encontrei copias do mesmo . Deixo aqui meu e-mail para contato, atualmente moro em Caxias do sul -RS, por favor entre em contato . dluna.2010@hotmail.com
    054 81393214

    desde já obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sei se vc já conseguiu mas procure na internet por estante virtual e lá digite o nome do,livro A GENESE DE NOVA FRIBURGO se ainda tiver algum exemplar em algum sebo no Brasil vc vai encontrar. boa sorte.

      Excluir